Considerada uma das doenças intestinais mais comuns na atualidade chegando a acometer até 25% da população em determinados países, em especial os ocidentais e mulheres. Fatores ambientais, idade, sexo, hábitos pessoais, medicações dentre outras, condicionam o surgimento da doença.
Segundo os Critérios de Roma IV, a constipação intestinal é uma disfunção onde se predomina uma evacuação dificultosa, pouco freqüente e incompleta. Queixas devem ter seu início nos 6 meses precedentes ao diagnóstico com presença freqüente nos últimos 3 meses, incluindo 2 ou mais características, referidas em 25% das evacuações:
1. Constipação intestinal primária ( idiopática ): existem distúrbios de motilidade colônica;
2. Constipação intestinal secundária ( orgânica ): existem causas diretamente identificáveis como medicações, obstruções, distúrbios neurológicos, distúrbios endocrinológicos.
Sintomas descritos pelo paciente como freqüência e dificuldade evacuatória associado ao exame físico e exames complementares definem o tipo de constipação a ser tratado.
Medidas gerais:
- Dieta rica em fibras: 25 – 30 gramas/ dia (ver tabela de fibras no final do artigo).
- Hidratação adequada: mínimo 2 litros/dia.
- Respeitar o reflexo evacuatório (vontade de evacuar).
- Atividade física regular.
- Postura adequada no momento da evacuação.
- Formas leves a moderadas podem ser tratadas com laxativos baseados em fibras que atuam de 3 formas:
- Laxativos osmóticos (caso falha na utilização das fibras) podem ser utilizados:
- Laxativos irritativos:
- Laxativos procinéticos:
- NOTA: A utilização dos laxantes pode levar a complicações agudas como desidratação por exemplo, especialmente em pacientes idosos e complicações crônicas, principalmente com uso de laxantes irritativos ou estimulantes, onde estes podem promover lesões neurológicas intestinais com seu abuso, levando a maior dependência de laxantes para conseguir evacuar.
- Probióticos: os ditos “lactobacilos” e sua derivações parecem exercer benefício na melhora da constipação com seu uso, entretanto aguardamos mais estudos para confirmar reais benefícios.
- Fleet Enema: reservado para casos especiais com constipação refratária ou presença de fecalomas.
- Fisioterapia Biofeedback: procedimento reservado para casos de obstrução de saída por anismo.
- Cirurgia: indicada para casos de exceção como Megacólon Chagásico por exemplo.
A constipação intestinal constitui uma entidade muito comum e de fisiologia muito complexa, englobando fatores dietéticos, fisiológicos, anatômicos, psicossociais e culturais, dificultando muitas vezes sua abordagem terapêutica. O tratamento conservador é indicado na maioria dos casos reservando o tratamento cirúrgico para pacientes com disfunções bastante específicas.
Para maiores informações acesse o endereço eletrônico:
www.portaldacoloproctologia.com.br
Unidade Votuporanga
Av. da Saudade, 2472
Cidade Nova - CEP 15501-405
Votuporanga - SP
Atendimento
Segunda à Sexta
08:00 às 19:00h
Nosso Atendimento - (17) 99639-7154
Clique para chamar no WhatsApp