Doença Diverticular Dos Cólons

A doença diverticular dos cólons é a presença de “saculações” consequentes à herniação da mucosa do intestino grosso por entre as fibras musculares da parede intestinal cólica.

Considerada doença do mundo ocidental, sugere que fatores ambientais e de estilo de vida estão relacionados a sua gênese. Também é mais comum com o aumento da idade, sendo rara antes dos 30 anos, ultrapassando 50% na quinta década e acomentendo mais de 85% dos indivíduos com mais de 80 anos.

Fatores de risco: baixa ingesta de fibras, obesidade, tabagismo, alto cosumo de carne vermelha e abuso de anti inflamatórios estão relacionados ao surgimento e complicações da doença diverticular.

Ao contrário do que se pensa, a ingesta de sementes não tem relação com aumento de crises de diverticulite (inflamação do divertículo).

A maioria dos paciente são assintomáticos e estima-se que entre 10 e 25% irão desenvolver sintomas ou complicações ao longo da vida.

A colonoscopia, colonoscopia virtual, enema opaco e a tomografia de abdome podem identificar os divertículos.

Pacientes com sintomas mas sem complicações da doença diverticular são orientados a promover mudanças de hábito de vida como: deixar o sedentarismo e perder peso se for o caso, alimentação saudável rica em fibras e sem excesso de carne vermelha, evitar o tabagismo.

A divertículite aguda onde o paciente apresenta dor abdominal, febre, mal estar, mudança do funcionamento intestinal é a complicação mais comum da doença diverticular. Deve identificada e tratada comforme sua gravidade muitas vezes precisando de internação e uso de antibióticos.

Medicações como Mesalazina e Próbióticos (Lactobacillus), vêm ganhando espaço no tratamento clínico e reduzindo novas crises de diverticulite.

A sangramento diverticular também é uma complicação comum e muitas vezes tem relação com utilização de medicações como anti inflamatórios não esteroidais ou que alteram a coagulação do sangue como AAS e marevan.

Complicações mais severas como diverticulite complicada, fístulas intestinais e sangramento severo diverticular podem necessitar de tratamento cirúrgico.

COLONOSCOPIA

EXAME OPACO

Para maiores informações acesse o site: www.portaldacoloproctologia.com.br