SÍFILIS ANAL

Doença transmitida por uma bactéria do grupo das espiroquetas apresentando duas vias principais de transmissão: via sexual ( sífilis adquirida ) ou vertical ( sífilis congênita ).

Apesar de antiga, a sífilis ainda representa problema de saúde pública, incluída entre as doenças de notificação compulsória e que infelizmente vem aumentando no Brasil nos últimos anos, em especial entre jovens de 13 aos 19 anos.

Pacientes portadores de sífilis ativa tem maior possibilidade de contaminação pelo vírus HIV devido a lesão sifilítica facilitar a entrada do vírus no organismo, além de acelerar a evolução do vírus para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

A via de contaminação principal da sífilis é através do contato sexual, onde as lesões contagiantes (cancro duro e secundárias) são responsáveis por 95% das contaminações  com contágio maior nos estágios iniciais da infecção. Não existe vacina contra a doença e infecção prévia não confere imunidade protetora, logo as pessoas podem ser contaminadas quando expostas novamente ao Treponema.

A contaminação através da placenta ou durante o parto ocorre em gestantes com sífilis não tratada ou inadequadamente tratada, sendo a sífilis congênita responsável por altas taxas de morbidade e mortalidade, podendo chegar a 40% a taxa de abortamento, óbito fetal e morte neonatal.

A transmissão por transfusão sanguínea, embora possível, é rara, devido à triagem rigorosa das bolsas de sangue quanto à presença de agentes infecciosos.

O quadro clínico da sífilis consiste em fases sintomáticas e assintomáticas caso não sejam tratadas, podendo inclusive levar a seqüelas irreversíveis em longo prazo.

A fase primária ou cancro duro: são lesões que surgem de 15 a 30 dias após o contágio. São lesões úmidas, com borda endurecida e indolores, entretanto na região anal geralmente é dolorosa e podem ser múltiplas, acompanhados de linfadenomegalia regional. Persiste por 30 a 90 dias, involuindo posteriormente.

A fase secundária: surgem de 50 a 180 dias após o contagio, com as lesões chamadas sifílides com características de pápulas e máculas, também involuindo espontanemente.

Na fase  latente a doença se mantém silenciosa, onde não se observa sinais ou sintomas.

A fase terciária apresenta-se com lesões tegumentares de pele e mucosa, lesões cardiovasculares e lesões no sistema nervoso central  (neurossífilis). Podem ainda acometer ossos, músculos e fígado.

Quando não tratadas, cerca de 35% das pessoas irão progredir para a cura espontânea, cerca de 35%permanecerão em estado de latência por toda vida e as restantes progredirão para sífilis terciária.

Diagnóstico é confirmado por exames divididos em 2 categorias:

Exames diretos  onde se demonstra o treponema: exame de campo escuro; pesquisa direta com material corado e imunofluorescência direta.

Testes imunológicos: teste não  treponêmicos (Ex: VDRL ) e testes treponêmicos ( Ex: FTA abs ), inclusive o ministério distribui testes rápidos de sífilis onde o diagnóstico é confirmado  em 30 minutos.

No tratamento da sífilis a medicação mais eficaz é a penicilina benzatina ( benzetacil )em doses conforme a fase da doença. Antibióticos de segunda escolha como ceftriaxona e azitromicina podem ser utilizados em casos de alergia a primeira opção.

Todo paciente tratado deve seguir uma rotina de reavaliações médicas e laboratoriais objetivando a confirmação da cura.

A detecção e tratamento precoce do doente e seu parceiro é fundamental para interrupção da evolução da doença, bem como a notificação por parte do médico para que as autoridades  de saúde desenvolvam programas informativos entre os grupos de maior risco evitando disseminação da doença.

Maiores informações acesse o site: http://www.aids.gov.br

Sífilis primária - cancro duro                                    Sífilis secundária