O exame de Colonoscopia é a endoscopia do cólon e reto e geralmente avalia também o íleo terminal. É realizado por médico especialista, estando o paciente sobre sedação durante todo exame o que torna o exame seguro e indolor.
O aparelho utilizado chama-se Videocolonoscópio equipado com dispositivo de fibra óptica, um canal para insuflação de ar, um canal de trabalho e uma ponta com microcâmera para visualização e documentação das alterações encontradas.
Para realização do exame de Colonoscopia com qualidade, o intestino grosso deve estar sem resíduos. Isto é conseguido através de preparo intestinal adequado com dieta específica e medicações laxativas padronizadas por cada serviço.
É necessário também a suspenção de determinadas medicações prévias à realização do exame como anticoagulantes por exemplo.
Deve ser indicado por um médico com objetivo de investigar sangramentos intestinais, dores abdominais de origem incerta, diagnóstico e prevenção de câncer coloretal, diagnósticos de colites e remoção de pólipos intestinais.
O exame de Colonoscopia além de identificar doenças intestinais com possibilidade de biópsias quando necessário, realiza tratamentos como: retiradas de pólipos intestinais (polipectomias), esclerose ou clipamento de vasos intestinais em sangramento, posicionamento de próteses em paciente com tumores intestinais obstrutivos.
A contra indicação absoluta para realização do exame de Colonoscopia é suspeita de perfuração intestinal e colites graves. Infarto agudo do miocárdio recente e gravidez de um modo geral deve-se evitar realização do exame.
A Colonoscopia é um procedimento seguro, eficaz e sempre beneficia os pacientes com indicação para faze-la. Da mesma forma deve ser realizada por profissional treinado, habilitado e experiente.
O preparo intestinal cursa sem problemas na imensa maioria dos casos. No entanto, sintomas de náuseas, mal-estar, vômitos e cólicas abdominais leves podem ocorrer após a ingesta dos laxantes ou da solução de preparo intestinal. Caso isso ocorra e você não esteja na clínica ou hospital, ligue e obtenha a adequada prescrição de medicamentos que aliviam esses sintomas.
Sedação prolongada ou mais profunda do que o habitual são complicações infreqüentes, porém são resolvidas normalmente dentro da sala de exames. Uma duração maior do repouso pós-exame geralmente é requerida nesses casos.
A perfuração intestinal é uma complicação possível porém rara. Quando ocorre, é mais freqüentemente resultado da retirada de pólipos maiores e pode requerer cirurgia.
O sangramento que também pode ocorrer associado a retirada de pólipos maiores é freqüentemente autolimitado porém pode demandar um segundo exame.
Após realização do exame o paciente permanece em recuperação por aproximadamente 30 minutos, recebe alta com dieta livre e orientações gerais, principalmente em situações de necessidade de procedimentos durante exame. Sempre liberado para casa com acompanhante.
Unidade Votuporanga
Av. da Saudade, 2472
Cidade Nova - CEP 15501-405
Votuporanga - SP
Atendimento
Segunda à Sexta
08:00 às 19:00h
Nosso Atendimento - (17) 99639-7154
Clique para chamar no WhatsApp